Representantes do SIMPEPE visitam indústria mato-grossenses em busca de modelos sustentáveis

Representantes do SIMPEPE visitam indústria mato-grossenses em busca de modelos sustentáveis

26 de agosto de 2022 Off Por Simpepe

Anísio Coelho, diretor do SIMPEPE, presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) e vice-presidente da FIEPE, e Hermeson Ferreira Gonçalves, diretor do SIMPEPE, integraram a comitiva que visitou Cuiabá e Várzea Grande para uma missão técnica. A iniciativa é do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema)  da FIEPE.

Segundo Anísio Coelho, o grupo está em busca de novas informações e os modelos apresentados levam Mato Grosso para a vanguarda, se tornando referência em produção sustentável. “Estamos surpresos pelas iniciativas que conhecemos nesses dias que estivemos em Cuiabá. A indústria mato-grossense está no caminho certo para vencer o mercado competitivo. Sustentabilidade não é moda é exigência desse mercado”, pontuou.

A comitiva, também formada por empresários, presidentes de sindicatos industriais e diretores e por todos integrantes do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da federação, conheceu de perto as práticas sustentáveis, já adotadas por algumas indústrias mato-grossenses.

O grupo esteve durante três dias conhecendo algumas empresas. A primeira visita foi na Plástibras, empresa que se destaca no processo de reciclagem das embalagens de defensivos agrícolas para fabricação de dutos corrugados. Essa prática de logística reversa, inclusive, é conhecida internacionalmente e foi o case apresentado pela Fiemt na Conferência do Clima (COP-26), em Glasgow, na Escócia.

Os empresários pernambucanos também estiveram na empresa Canaã Recicláveis e conheceram na prática como funciona a logística reversa. A comitiva também esteve na indústria de refrigerantes Marajá, que também pratica a logística reversa e aderiu a pacto global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (ODS). O grupo participou da comemoração de 59 anos da empresa que realiza projetos de responsabilidade social voltados para a sustentabilidade, como a troca de garrafas pet vazias para reciclagem, por produtos da empresa.

No último dia de visita, a comitiva esteve na sede da Fiemt para conhecer as ações realizadas pela federação, como o Sócio Indústria, o Observatório da Indústria, o Núcleo ESG. Também foi apresentado o trabalho realizado pelo Instituto Ação Verde – que desenvolve projetos e plataformas para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso.

O superintendente da Fiemt, Mauro Santos, deu as boas-vindas para o grupo e aproveitou para destacar as potencialidades de Mato Grosso, como a geração de energia elétrica limpa. “Cuiabá é a capital que mais gera energia elétrica fotovoltaica. Além de energia, produzimos o combustível etanol de cana-de-açúcar e de milho que também é um modelo sustentável. Temos potencial para promover essa troca de experiências”, disse.